Manutenção preventiva no computador e notebook

O que é?

Quando se fala de manutenção preventiva no computador, a primeira coisa que se pensa é no software: passar antivírus, limpar os registros, desfragmentar os discos... Mas se o seu sistema operacional precisa de uma limpeza de vez em quando, o mesmo vale para o hardware do seu computador ou notebook.

Se por acaso você já precisou abrir o seu computador ou notebook, com certeza já descobriu que uma boa quantidade de poeira se acumula dentro do gabinete de um computador ou notebook.

Quando e por que limpar um computador ou notebook internamente?

Recomenda-se normalmente em um prazo de 12 meses fazer uma faxina no computador ou notebook, isso de uso domésticos que estão em um ambiente que não tem muita poeira. Para computadores ou notebooks que estão em um ambiente industrial (fábricas e escritórios) este prazo reduz para 6 ou 8 meses, em algum casos especiais até menos.

Um profissional extremamente técnico responderia que a sujeira pode causar problemas de contato entre os componentes, degradação de dispositivos, falhas de leitura, corrosão, superaquecimento e em casos mais extremos pode até queimar um chip ou placa, já que a poeira é condutora de energia e quando acumulada pode fechar um circuito que deveria estar isolado.


ATENÇÃO

Se não tiver conhecimento de causa aconselhamos procurar um profissional de sua confiança para proceder na limpeza de seu computador ou notebook, pois ela deve ser sempre feita com muito cuidado, principalmente ao manusear ferramentas como chaves de fendas, ou alicates, qualquer descuido pode arrancar pequenos componentes e inutilizar alguma peça.Ao manusear certas partes do PC é preciso muita delicadeza, especialmente o processador, qualquer descuido pode entortar algum pino e por a perder o processador.
Antes


Depois



Procedimento de uma limpeza

Computador
  • Desmontagem do PC e limpeza individual de cada peça com pincel e limpa contatos;
  • Desmontagem da fonte e limpeza interna da mesma;
  • Troca da pasta térmica do processador;
  • Organização de cabiamento interno;

Notebook
  • Desmontar e montar um notebook é um procedimento mais complexo e roubar muito mais horas de trabalho.
  • Limpeza dos componentes com pincel;
  • Limpeza das memórias com limpa contatos;
  • Troca da pasta térmica do processador;

Nenhum comentário:

Postar um comentário