Erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência

Todos sabemos o quão importante é a parte elétrica de nossa residência ou local de trabalho, mas mesmo assim, na hora de construir ou de reformar, com o intuito de economizar dinheiro ou de acabar rapidamente a obra, as pessoas optam pelo mais barato ou mesmo pelo que fará que a obra seja finalizada rapidamente e isso, na maioria dos casos, faz com que muita coisa seja feita de qualquer jeito, erros grosseiros, que podem custar caro, pois comprometem o acabamento, a estrutura e mesmo a segurança do imóvel.

Para conscientizar as pessoas de que com instalação elétrica não se brinca, lista os principais erros que comprometem a instalação elétrica.

=> Não contratar profissionais habilitados, qualificados e capacitados

A instalação elétrica da sua casa deve ser projetada, planejada e executada por profissionais habilitados. Os profissionais seguem regras estabelecidas, isso é muito importante, pois é o que garante a segurança de sua residência, uma vez que tem um projeto dentro de normas técnicas e com material adequado.


=> Fazer a ligação de entrada através de ‘gatos’

É um dos problemas mais comuns e também um dos que geram grande número de acidentes fatais, pois essas ligações clandestinas são feitas principalmente por pessoas que não utilizam equipamentos de proteção individual e geralmente desconhecem os conceitos fundamentais de uma instalação elétrica.

A ligação da entrada de energia do imóvel (também conhecido como padrão de entrada) deve ser solicitada junto à concessionária de energia de cada cidade e obedecer rigorosamente as suas instruções.

=> Não realizar o aterramento

O fio terra protege contra choques elétricos e é de uso obrigatório. Só que muitas vezes as pessoas acabam inutilizando o fio terra dos aparelhos ou não instalam um sistema de aterramento na residência.

=> Uso inadequado de benjamins e extensões

O uso exagerado do chamado “T” ou Benjamim e extensões em geral (réguas e os filtros de linha) é muito perigoso. Esse hábito, geralmente, aumenta em até três vezes ou mais a quantidade possível de ligação de equipamentos em uma única tomada, sendo que a tomada existente no ponto onde será ligado o benjamim e o cabo elétrico que alimenta esse ponto foi planejada para suportar uma corrente elétrica determinada, que poderá ser ultrapassada no caso da ligação de vários aparelhos que não estavam previstos.

O resultado disso é o aquecimento do circuito elétrico, o consumo elevado de energia e as sobrecargas, podendo até chegar a causar acidentes graves devido ao superaquecimento de componentes que culminam em curtos-circuitos e até incêndios.

=> Fios e cabos elétricos soltos e desarrumados

Além de depreciar a construção, os riscos de curtos-circuitos e incêndios são constantes, fora a possibilidade de as pessoas sofrerem choques elétricos ou tropeçarem nos condutores elétricos.

Por isso, os fios e cabos elétricos devem sempre ser instalados dentro de eletrodutos, canaletas ou outros componentes específicos para essa finalidade.

=> Manter as instalações em desordem

A bagunça dentro das caixinhas de elétrica é outro problema comum nas casas brasileiras. Os aparelhos não deixam de funcionar por causa disso, mas é importante lembrar que a desordem pode diminuir a eficiência da rede. Além disso, cabos elétricos e caixinhas não são eternos e precisam ser substituídos ao fim de sua vida útil, o que acontece, em média, após vinte anos de uso.

=> Ausência de tomadas de uso específico

Equipamentos de alta potência como ar condicionado, torneira elétrica, forno elétrico, geladeira, entre outros necessitam de uma tomada de uso específico.

Na falta delas poderá haver sobrecargas nas tomadas que são utilizadas e que não foram destinadas ao uso com potências elevadas.

=> Aquisição de fios e cabos “desbitolados”

Além de irregulares (não estão de acordo com as normas técnicas da ABNT e não possuem certificação), esse tipo de material compromete a instalação elétrica. Fique atento e prefira materiais de marcas reconhecidas no mercado.

Por serem subdimensionados, haverá o aquecimento dos condutores, as perdas de energia e o aumento na conta de luz.

O material ainda pode resultar em queda constante dos disjuntores, curtos-circuitos e incêndios.

=> Disjuntores não compatíveis com fios e cabos elétricos

Um problema muito sério é quando a corrente nominal do disjuntor não é compatível com a capacidade de condução de corrente dos cabos elétricos.

Em muitos casos, coloca-se, erroneamente, um disjuntor muito acima da capacidade dos condutores, o que significa que não haverá a correta proteção dos cabos em condições de sobrecarga ou curto-circuito, colocando assim a instalação em risco de incêndios e acidentes em geral.

=> Não instalação do Dispositivo Diferencial-Residual (DR)

Este dispositivo detecta fugas de corrente, – quando ocorre vazamento de energia dos condutores – desarmando o disjuntor onde está ocorrendo o problema, evitando que uma pessoa possa levar um choque.

A falta desse componente obrigatório afeta a segurança das pessoas que moram ou trabalham no local, pois o DR protege as pessoas contra os choques elétricos.

Nos circuitos dos ambientes que podem ser molhados como a cozinha, banheiros, áreas de serviço, entre outros, devem ser previstos DRs de alta sensibilidade (menor ou igual a 30 mA). Sua instalação também é obrigatória em saunas e piscinas.

=> Falta de manutenção preventiva

A prevenção é sempre o melhor remédio para garantir a segurança e a qualidade da instalação elétrica.

Qualquer imóvel com mais de dez anos precisa passar por uma avaliação elétrica criteriosa e este diagnóstico deve ser repetido a cada cinco anos. Além disso, é importante ficar de olho no comportamento dos eletrodomésticos, dos disjuntores e das tomadas. Se eles esquentam mais do que o normal, é sinal de que algo está errado. Se o disjuntor desliga a toda hora, também é indício de problemas.

=> Executar as instalações de qualquer jeito

Para evitar que os condutores aqueçam muito, há nos quadros de luz os disjuntores ou fusíveis. Obrigatórios, esses dispositivos desligam a instalação sempre que a temperatura nos condutores atinge valores perigosos, ao ponto de derreter e expor o cobre. Além disso, as emendas dos fios não podem estar dentro de eletrodutos, ou seja, devem estar sempre nas caixas de passagens e ser bem isoladas.

=> Recorrer a eletricista amador

Precisa fazer um check up da rede elétrica de sua casa ou mesmo aumentar a quantidade de tomadas para comportar novos equipamentos? Procure um eletricista e fuja do "faz tudo". E é sempre recomendável pegar referências prévias do profissional contratado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário